terça-feira, 7 de junho de 2016

Equipamentos Básicos de Proteção Individual - Parte II

Dando prosseguimento ao tema que iniciei no post anterior agora vou abordar os EPI utilizados em uma marcenaria.

EPI para Marcenaria

A atividade de marcenaria, como tantas outras, também requer o uso de determinados Equipamentos de Proteção Individual. Os principais são:
  • Óculos de proteção (ou protetor facial)
  • Protetor auricular
  • Máscaras para poeira e gases (Respiradores)
  • Calçado de segurança

Óculos de segurança

Protetor Facial
O uso de óculos de segurança ou de um protetor facial é recomendado na execução de diversas atividades que possam desprender material que possam atingir os olhos ou o rosto do operador, como serrar, furar e lixar, entre outras.

Também é recomendado o seu uso durante a execução de trabalhos com microrretíficas.

Os óculos são os mesmos já mostrados no tópico anterior.

Protetor auricular

Assim como os óculos de segurança, o protetor auricular também deve ser utilizado durante a operação de máquinas barulhentas, como a serra circular e a tupia. Use protetores auriculares sempre que a operação da máquina sem o protetor seja desconfortável.


Máscaras ou Respiradores

As máscaras ou respiradores constituem os EPR (Equipamentos de Proteção Respiratória), que tem a função de garantir a segurança do usuário em ambientes onde haja contaminantes em suspensão. Nas atividades de marcenaria são duas as máscaras utilizadas:

  • máscara contra poeira, fumos e névoas
  • máscara contra gases e vapores.

Vou discorrer um pouco sobre o assunto, pois a maioria das pessoas não dão a devida atenção dos perigos que se escondem atrás de um simples pozinho  por desconhecimento.

Vejamos algumas definições importantes na hora da compra do EPR adequado:

POEIRAS: pequenas partículas provenientes da quebra, moagem ou trituração de um material sólido que permanecem suspensas no ar e podem ser facilmente inaladas;

FUMOS: partículas muito finas que ficam em suspensão no ar, derivadas da fusão e resfriamento rápido de um metal ou plástico. Ex: soldagem, fundição, extrusão de plásticos, etc.;

NÉVOAS: partículas geradas durante a pulverização de líquidos (spray);

GASES: são substâncias que nas CNTP (condições normais de temperatura e pressão) não são líquidas nem sólidas;

VAPORES: ocorrem quando da evaporação de líquidos e são caracterizados pelos seus odores característicos.

Esses produtos são tipos de contaminantes. Ao serem inalados vão direto para os pulmões, caem na corrente sanguínea e atingem o corpo inteiro. São origens de doenças graves (até câncer).

Alguns contaminantes ao serem inalados provocam de imediato reações como tosse, tontura, falta de ar, entre outras. Entretanto existem contaminantes que não provocam reações imediatas e só será percebido após um longo tempo de exposição.

A escolha do equipamento adequado vai depender da atmosfera do local de trabalho. No interior de uma marcenaria os principais contaminantes respiratórios são poeiras, névoas e vapores.

As poeiras são provenientes das atividades de transformação da madeira (corte, fresamento e lixamento) e quando inaladas podem se acumular nos pulmões e provocar a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). A DPOC é a diminuição da capacidade pulmonar gerando males como bronquite e enfisema pulmonar.

Alguns produtos, como o MDF por exemplo, utilizam na sua composição resinas a base de formaldeídos o que torna o seu pó é altamente tóxico. A Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC) encontrou provas suficientes que ligam o formaldeído a alguns tipos de cânceres e a substância foi classificada como carcinogênica do Grupo 2A ou simplesmente "provavelmente cancerígena para os seres humanos".

Os solventes utilizados em lacas e vernizes, bem como em alguns tipos de cola de contato, produzem vapores altamente tóxicos que quando inalados provocam tontura e no longo prazo podem afetar o fígado, rinas, medula óssea e degeneração progressiva dos nervos periféricos, que em casos extremos pode causar paralisia. A aplicação de tintas e vernizes om pistola também provoca névoas igualmente tóxicas.

Como vemos o risco é sério. Devemos nos proteger usando máscaras adequadas. Há dois tipos de máscaras: as descartáveis e as reutilizáveis.

Máscara Descartáveis

Respiradores Descartáveis
As máscaras descartáveis, mais simples e baratas, são constituídas basicamente de uma ou mais camadas de não-tecido sintético e manta filtrante em micro-fibra.

Há diversos modelos diferentes, variando o formato e acessórios: máscaras tipo concha, máscaras dobráveis, máscaras com e sem válvula respiratória. Essas máscaras cobrem a boca e o nariz e necessitam se adaptar bem ao rosto do usuário para garantir uma perfeita vedação. Normalmente são utilizadas contra poeiras, névoas e fumos.



Máscaras Reutilizáveis

Respirador Reutilizável
As máscaras reutilizáveis são mais elaboradas, portanto mais caras. São normalmente utilizadas contra gases e vapores, embora haja também elementos filtrantes contra poeiras, névoas e fumos. Essas máscaras são constituídas basicamente de duas partes: uma estrutura de silicone com um tirante que a prende atrás da cabeça do usuário e um ou dois elementos filtrantes. É o elemento filtrante que definirá a aplicação da máscara: coloca-se o filtro adequado de acordo com a necessidade.





Equipamentos Combinados

Protetor Facial Inteiro
Alguns respiradores possuem protetores faciais integrados, fornecendo proteção respiratória e ao rosto. Eles são interessantes pois conjugam duas funções em um único equipamento.





Calçado de Segurança



Os calçados de segurança sempre devem ser utilizados em uma oficina, pois sempre há perigo de queda de um objeto sobre os pés.

Conclusões:


  • Mesmo sendo um hobista as atividades envolvem certos riscos que devem ser minimizados por práticas adequadas (vou abordar esse tema no futuro) e/ou pela utilização de equipamentos de proteção individual adequado;
  • Só adquira EPI se ele possuir CA (Certificado de Aprovação);
  • Antes de comprar um EPI verifique se ele é confortável e se adapta bem ao seu corpo;
  • As pessoas que usam óculos devem atentar ao comprar máscaras: alguns modelos interferem com os óculos, embaçando-os ou interferindo no seu apoio no nariz;
  • Ao adquirir uma máscara, observe atentamente a sua finalidade, escolhendo o filtro adequado;
  • O custo do EPI é muito pequeno se comparado ao custo das lesões que eles podem evitar. Ao adquirir uma máquina nova verifique quais os EPI necessários e compre junto aqueles que você ainda não tem.

Façam seus comentários.

Abraço a todos e até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário