sábado, 29 de junho de 2019

Dicas para tirar um parafuso emperrado.

Não existe nada mais desagradável do que parafuso emperrado na hora que estamos desmontando alguma coisa. O pior é que se a gente bobear acaba estragando a cabeça do parafuso e aí, como diria meu amigo Marcão, lascou-se!

Aí vão algumas dicas para tirar parafusos teimosos (algumas são óbvias, mas vou colocá-las mesmo assim). Vamos lá:

Use ferramentas de qualidade

Uma chave de má qualidade vai se deformar ou quebrar quando submetida ao esforço. Isso pode estragar a cabeça do parafuso, tornando o trabalho cada vez mais difícil. Uma boa chave deve ser feita de bom material, ter bom acabamento e deve possuir uma boa empunhadura que permita ser segurada com firmeza durante o trabalho.

Use a chave do tipo e na medida correta

Um erro comum e que acaba com a cabeça do parafuso, principalmente quando ele está preso e exige força, é utilizar a chave errada. A chave deve encaixar perfeitamente na cabeça do parafuso. De acordo com o tipo de parafuso (fenda, phillips, allen, torx, sextavado etc) há uma chave na medida correta. Não use chaves de fenda para tirar parafusos phillips. Um erro muito comum é usar chaves em polegadas em parafusos milimétricos e vice-versa. Outro erro é usar chaves de fenda ou phillips na medida errada. Há diversos tamanhos de pontas e deve-se usar uma chave com a ponta adequada à cabeça do parafuso.


Manuseie a chave com firmeza

Isso é importante principalmente em parafusos de fenda ou phillips. A chave deve ser pressionada firmemente contra a cabeça do parafuso para evitar que ela escape durante a torção e danifique a cabeça do parafuso e/ou a ponta da chave.

Apoie bem a peça

Esse é outro ponto importante para a prevenção de acidentes. A peça que contém o parafuso a ser tirado deve estar apoiada sobre uma superfície firme. Sempre que possível utilize um torno de bancada para prendê-la. Nunca segure a chave com uma mão e a peça com a outra, apoiando a peça nas pernas ou contra outra parte do corpo (barriga não é bancada), pois se a chave escapar você pode se furar com ela. Eu costumo dizer que todas nossas ferramentas, até mesmo uma simples chave de fenda, são perigosas se usadas da maneira errada. Ao manusear qualquer ferramenta sempre observe a direção que se está imprimindo força e não deixe nenhuma parte do corpo nessa direção, pois é para lá que as coisas vão "voar" caso haja algum imprevisto.


Use desengripantes (WD40 ou algum óleo fino em spray)

Mutas vezes o parafuso se prende por causa da oxidação (ferrugem). O uso de WD40 ou óleo ajuda bastante. Coloque o produto de dê um tempo para ele penetrar e agir.


Aqueça a peça

Aquecer a peça pode ajudar. O calor dilata o material e esse movimento ajuda a soltar o parafuso. Use preferencialmente um soprador térmico ou, na falta dele, um secador de cabelos. Evite, ou use com cuidado, maçaricos. Tome cuidado para que o calor excessivo não danifique a peça. Vá devagar (ou não vá) se a peça for sensível ao calor.

Uma dica dada pelo meu amigo Mazzini é encostar uma pedra de gelo na cabeça do parafuso após o aquecimento: o calor dilata a peça e o frio "encolhe" o parafuso, ajudando no processo de soltura.

Verifique o tipo de rosca

Alguns parafusos de máquinas, principalmente aqueles que prendem peças que giram, são de "rosca esquerda". Esses parafusos funcionam ao contrário, ou seja, eles soltam no sentido horário e apertam no sentido anti-horário. Ao tentarmos solta-lo girando-o para a esquerda na verdade estamos apertando-o cada vez mais.


Uma máquina pode ajudar

Uma boa maneira de soltar parafusos teimosos é utilizando uma parafusadeira de impacto, desde que com a ponta correta. Essas parafusadeiras trabalham dando "soquinhos" no parafuso, o que ajuda bastante. O perigo é que essas máquinas são mais fortes do que a cabeça do parafuso: o excesso de força pode decepar a cabeça do parafuso. Todo mundo que eu conheço já arrancou alguma cabeça de parafuso com uma máquina dessas.

Quebrei o parafuso e ele não saiu. E agora?

Caso isso aconteça nem tudo está perdido. Existe extrator de parafuso quebrado.
Notem que a rosca do extrator é esquerda, ou seja, ao penetrar no parafuso quebrado ela tenderá a soltá-lo

Não é fácil, principalmente porque já se está lutando com o parafuso há um tempão e ele não quer sair de jeito nenhum. Agora, quebrado, as coisas ficarão mais difíceis.

Em primeiro lugar será necessário fazer um furo no centro do parafuso com uma broca mais fina que o parafuso. Esse furo não é fácil de ser feito porque quando o parafuso se quebra a superfície nunca é plana. Furar em superfícies irregulares é sempre um desafio então, se possível, tente melhorar a superfície com uma lima. Usar uma furadeira de bancada costuma ajudar. Após feito o furo deve ser introduzido o extrator na medida adequada e ir rosqueando até que ele trave no parafuso quebrado e comece a girá-lo. Na teoria é simples; na prática não é bem assim...

Espero que essas dicas tenham ajudado. E você? Tem algum truque? Deixe-a nos comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário