segunda-feira, 30 de maio de 2016

A Importância dos Equipamentos de Proteção Individual - EPI

Hoje vou começar a abordagem de um assunto relativo à segurança: o uso dos Equipamentos de Proteção Individual - EPI. Muitas vezes negligenciado, não só por hobistas, mas também por profissionais, os EPI devem fazer parte do dia-a-dia das pessoas que trabalham em atividades que os exijam.

Os EPI vão desde uma simples luva até equipamentos mais complexos, como trajes de proteção contra radiação, contaminação por agentes biológicos, fogo, etc...

Para cada trabalho que vamos fazer, cada máquina que vamos operar, há os equipamentos de proteção adequados e que devem ser utilizados durante o trabalho.

Meu amigo Edu, do Marceneiros & Bricoleiros, fez um vídeo interessante abordando o assunto. Ele mostra diversos EPI. Vale a pena assistir e se inscrever no canal pois ele dá dicas importantes de marcenaria, segurança e reviews de ferramentas (o canal está na minha lista de favoritos).

Como o artigo estava ficando muito grande resolvi fazê-lo em capitulos.

Um pouco de Legislação

No Brasil os Equipamentos de Proteção Individual são regulamentados pela CLT na Norma Regulamentadora nº 6: NR6 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - de 06/07/1978.

Para não ficar muito extenso vou fazer um resumo, colocando algumas definições e classificações definidas na norma. A norma completa pode ser facilmente encontrada na Internet.

A NR6 define EPI como sendo:
"Todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho."
A norma classifica os EPI quanto ao tipo de proteção que eles fornecem:

A - EPI PARA PROTEÇÃO DA CABEÇA
A.1 - Capacete
A.2 - Capuz ou balaclava

B - EPI PARA PROTEÇÃO DOS OLHOS E FACE
B.1 - Óculos
B.2 - Protetor facial
B.3 - Máscara de Solda

C - EPI PARA PROTEÇÃO AUDITIVA
C.1 - Protetor auditivo

D - EPI PARA PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
D.1 - Respirador purificador de ar não motorizado
D.2 - Respirador purificador de ar motorizado
D.3 - Respirador de adução de ar tipo linha de ar comprimido
D.4 - Respirador de adução de ar tipo máscara autônoma
D.5 - Respirador de fuga

E - EPI PARA PROTEÇÃO DO TRONCO
E.1 - Vestimentas
E.2 - Colete à prova de balas

F - EPI PARA PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES
F.1 - Luvas
F.2 - Creme protetor
F.3 - Manga
F.4 - Braçadeira
F.5 - Dedeira

G - EPI PARA PROTEÇÃO DOS MEMBROS INFERIORES 
G.1 - Calçado
G.2 - Meia
G.3 - Perneira
G.4 - Calça

H - EPI PARA PROTEÇÃO DO CORPO INTEIRO
H.1 - Macacão
H.2 - Vestimenta de corpo inteiro

I - EPI PARA PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS COM DIFERENÇA DE NÍVEL
I.1 - Cinturão de segurança com dispositivo trava-queda
I.2 - Cinturão de segurança com talabarte

A norma também estabelece as responsabilidades e obrigações dos fabricantes/importadores de EPI, empregadores e trabalhadores. Abaixo cito algumas delas:
  • Todo EPI, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação - CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego;
  • Todo EPI deverá apresentar em caracteres indeléveis e bem visíveis, o nome comercial da empresa fabricante (produtos nacionais) ou do importador (produtos importados), o lote de fabricação e o número do CA;
  • A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;
  • Ao empregado cabe a obrigação de usar o EPI de acordo com as determinações do empregador, responsabilizando-se pela sua guarda e conservação, devendo comunicar ao empregador qualquer alteração que torne o EPI impróprio para uso.
Essas definições são importantes para entendermos as recomendações dos fabricantes.

Oficina é lugar de trabalho

Você não precisa ter uma oficina propriamente dita. Podemos considerar oficina é o local onde se está trabalhando no momento. Pode ser um local dedicado a essas atividades, caso você tenha espaço, a área de serviço, a varanda do seu apartamento, ou outro lugar.

Como todo lugar de trabalho devemos nos vestir adequadamente, isto é, devemos usar roupas adequadas ao serviço. Independentemente do EPI que será utilizado depois, há algumas diretrizes que devem ser seguidas ao escolher sua vestimenta básica:
  • Roupas muito folgadas, sobrando pano, devem ser evitadas, assim como camisas desabotoadas com a fralda solta. Panos soltos podem enroscar em máquinas que giram como furadeiras, lixadeiras, esmerilhadeiras, etc... e provocar um sério acidente. Quando estava reformando minha casa o serralheiro desligou a esmerilhadeira e colocou-a no chão. Ainda girando, o disco enroscou na camisa solta que ele vestia e subiu em direção ao seu corpo. Como a máquina já estava parando não aconteceu uma tragédia: o disco foi perdendo força ao se enrolar na camisa e a máquina não chegou a ferir o serralheiro.
  • Evite brincos, colares, correntes, pulseiras, gravatas, anéis e alianças. Essas peças também podem se prender nas máquinas e provocar acidentes graves. Uma aliança pode decepar um dedo; uma gravata ou corrente grossa que se enrosque em um torno girando pode provocar enforcamento.
  • Sempre use calçados adequados. Nada de chinelos ou sandálias. O ideal é um calçado com biqueira de proteção. Ela vai proteger seus artelhos de objetos que possam vir a cair no seu pé. Tenho um conhecido que foi trocar o disco da serra e ele caiu no pé. Como estava de chinelo, o disco fez um estrago no dedo do seu pé. A gente nunca sabe o que pode acontecer.... Quando derrubo algo minha primeira reação é aparar com o pé para amortecer a queda.
  • Uma calça jeans (a calça jeans foi criada em para ser utilizado como roupa de trabalho pelos mineradores durante a Corrida do Ouro na Califórnia), uma camiseta de algodão e um par de botas são uma boa opção de roupa básica para a maioria dos trabalhos. Um macacão de brim também pode ser usado. Bermudas devem ser evitadas por não protegerem as pernas.
No próximo artigo devo falar um pouco dos equipamentos básicos para cada atividade.

Façam seus comentários.

Abraços e até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário