quinta-feira, 26 de maio de 2016

Como comprar uma máquina usada?

Nem sempre temos dinheiro para comprar a máquina dos nossos sonhos nova. Uma serra circular nova, por exemplo, dependendo do modelo pode chegar na casa de alguns milhares de reais...

E aí? Como fazer?

Ninguém precisa comprar uma máquina NOVA. Pode-se comprar uma máquina USADA, em boas condições, com uma boa economia.

Há lojas especializadas no comércio de máquinas usadas, que são reformadas e vendidas com garantia.

Também há muitas ofertas em sites de compra como OLX e Mercado Livre. Nesses sites há anúncios tanto de empresas como de particulares e não é raro conseguir um bom negócio. Eu mesmo já comprei 3 máquinas na OLX e não me arrependo: fiz ótimos negócios.

É lógico que ao comprar uma máquina nessas condições há que se tomar cuidados. Comprar uma máquina usada pela internet não é como comprar uma máquina nova. Na compra de uma máquina nova você só se preocupa com o preço e a idoneidade da loja, pois você sabe o que está comprando; a única dúvida é quanto ao vendedor.

A compra de uma máquina usada requer mais um pouco de atenção, pois além de não conhecer o vendedor você também não conhece o real estado da máquina.

Quando comprei minhas máquinas (uma serra tico-tico de bancada, uma serra de fita e uma serra circular) eu fui ver a máquina antes de fechar o negócio. No caso da serra circular eu viajei 100 km para ver a máquina "ao vivo e a cores" (essa é a vantagem da OLX, pois no ML a gente só fica sabendo o endereço do vendedor depois de fechar a compra).


O quê devo verificar ao comprar uma máquina usada?

Ao comprar uma máquina usada devemos atentar para alguns detalhes. Vou comentar os cuidados para a compra de uma serra, mas os conceitos servem para qualquer máquina.


Quanto custa a máquina nova, comprada em uma loja e quais acessórios acompanham?

Antes de comprar uma máquina usada devemos saber quanto custa uma nova, com garantia, e entregue na sua casa. Veja também as condições de pagamento oferecidas pelas diversas lojas, pois umas parcelam e outras dão descontos para pagamento à vista.

Esse é o valor de referência que deve ser considerado nas comparações que você fará com as diversas máquinas usadas que você encontrar. Não se esqueça do transporte, pois ao comprar uma máquina usada normalmente o transporte é por sua conta.


Verifique o estado geral da máquina.

Dê uma boa olhada no estado de conservação da máquina: carcaça (ou gabinete), fios, tomadas, interruptores, etc... O estado geral mostra como a máquina foi usada pelo antigo dono.

Abra tudo que for possível procurando identificar sujeira no interior da máquina (muitas pessoas não limpam as máquinas após o uso). Veja se ela tem cheiro de queimado.

Veja se houve modificações na estrutura original da máquina. Muitas pessoas fazem adaptações que depois não podem ser revertidas. Nesse caso a máquina perde a sua originalidade, o que pode ser motivo para depreciar o valor pedido: máquinas no estado original valem mais que máquinas com alterações.


Procure sinais de que a máquina foi deixada ao tempo, tomando chuva ou sofrendo inundação (total ou parcial). Pontos de ferrugem e marcas de lama são sinais indicativos.


Fuja de produtos de roubo.

Adquirir uma máquina que foi roubada é "uma roubada". Fuja desses negócios pois poderão lhe trazer problemas no futuro. A pessoa de quem você está comprando pode estar sendo investigada e você será acusado de receptador. Aí você terá que provar que está comprando de boa fé, o que lhe trará custos com advogado e muito aborrecimento.

Procure saber se a pessoa comprou a máquina nova ou usada e o motivo da venda.

Veja se ele tem a nota fiscal,  manual de instruções e todos os acessórios que acompanham a máquina. A falta desses itens pode significar que a máquina foi roubada.

As empresas costumam colocar em suas máquinas um número de patrimônio para identificação e controle. Essa numeração é colocada com chapas metálicas ou gravação na carcaça do equipamento. Verifique se há sinais de que essa identificação foi removida ou raspada, mostrando que essa máquina já pertenceu a outra pessoa. Nesse caso, redobre sua atenção.

Também desconfie de preços muito baixos. As pessoas que compraram um bem, não se desfarão dele a troco de nada! Pagar o preço de mercado é um indicativo de boa fé.

Se você tiver dúvidas sobre a procedência da máquina não faça negócio. Procure outra.


A idade conta?

Em uma máquina usada a idade conta menos do que o estado geral da máquina. Uma coisa muito importante é COMO a máquina foi usada durante esse tempo. Por exemplo, uma máquina com 5 anos de uso em uma marcenaria pode estar pior que uma máquina de 10 anos que pertencia a uma pessoa que usava como hobby.


Procure por folgas

Após verificar o estado geral da máquina devemos nos ater à parte mecânica.

IMPORTANTE: Antes de mexer na máquina retire o cabo de força da tomada!

Retire o inserto ou abra o protetor para ter acesso ao disco da máquina. Mexa no disco procurando por folgas. Se o disco balançar é sinal de problema

No caso de serras de bancada ou gabinete verifique também se há folgas no trilho do goniômetro e na fence. Prenda a fence e tente movê-la para os lados. Ela não deve balançar.

Caso a serra possua extensões de mesa verifique se há folgas e se elas prendem bem.

Algumas serras possuem mesa deslizante. Verifique também se não há folgas e o alinhamento entre  a mesa deslizante e a mesa da serra.


Ligue a máquina.

Ligue a máquina e preste atenção no barulho. Não pode produzir som de "coisa solta". Também não deve haver trepidação, o que denota desbalanceamento. 

Aproxime-se do motor e veja se não há cheiro de queimado. Algumas máquinas, por terem sido exigidas além da sua capacidade, apresentam danos no verniz do motor, o que produz um cheiro de verniz queimado ao serem ligadas.

No caso de serra manual veja se o motor não está faiscando excessivamente: pode significar mais do que simplesmente desgaste dos carvões: pode estar com o coletor danificado. Se a máquina não for muito velha isso pode significar que ela foi forçada ou já foi ligada em voltagem errada (pode não ter chegado a queimar, mas houve algum comprometimento)


Finalmente experimente a máquina!

Ninguém vai comprar uma máquina sem experimentá-la.

Use um pouquinho!!! Faça alguns cortes e veja como a máquina se comporta.


E se a máquina não estiver funcionando?

Muitas vezes encontramos ofertas de máquinas que não está funcionando. Nesse caso é preciso avaliar o custo dos reparos necessários. As vezes não vale a pena, pois o vendedor está pedindo muito caro por uma máquina que necessita de manutenção ou, embora o preço esteja bom dará muito trabalho para recuperar a máquina. Avalie bem.

Você gostou da máquina e vai comprá-la. Como pagar?

Caso você decida comprar a máquina, dificilmente o vendedor vai entregá-la se você não pagara a vista e em dinheiro vivo.

Nesse caso dê preferência ao pagamento mediante transferência bancária "on line". A vantagem é que esse tipo de transação é que o pagamento fica documentado no banco, servindo como prova irrefutável do seu pagamento.

Caso não seja possível, exija pelo menos um recibo.

CONCLUSÃO:


  • Não precisamos, necessariamente, comprar máquinas novas. Há excelentes máquinas de segunda mão sendo vendidas por aí. Mas tome cuidado, pois há muito lixo também. Para fazer um bom negócio é preciso de um pouco de paciência.
  • Não deixe de ver a máquina pessoalmente. Se você não entende direito da máquina que está querendo comprar, peça a um amigo que entenda para acompanhá-lo.
  • Certifique-se que você não está comprando uma máquina roubada. Você pode ter problemas e ser acusado de receptador. Se tiver dúvida não compre.

4 comentários:

  1. Caro Paulo Celso, já começou muito bem a construção do seu "cafofo"! Ótimas informações, um bom guia para aqueles, como eu, que querem se aventurar nesse mundo das ferramentas. Obrigado e um grande abraço, Sergiomontanha.

    ResponderExcluir
  2. PC, você nasceu para escrever. Gostei bastante do conteúdo e da forma como desenvolveu o assunto. Abs

    ResponderExcluir
  3. Amigo PC, estava faltando este tipo de abordagens sobre os assuntos de que somos apaixonados. Me agrada muito o jeito com que você aborda os assuntos, principalmente pelo fato de conhecer tão bem. Será com certeza uma rica fonte de pesquisa. Um grande começo, estarei de cadeira acompanhando.
    Um grande abraço
    Silvio

    ResponderExcluir